Quem não se lembra daquela fábula do beija-flor que sozinho tentava combater o incêndio?
Quando questionado pela águia ele respondeu que tem consciência de que não apagaria o fogo com as gotinhas que carregava, mas que estava fazendo a parte que lhe cabia no momento.
Assim também é na escola, em casa, na rua, durante as viagens de férias…onde quer que estejamos, temos que fazer a nossa parte. Mesmo que seja carregar uma gota de aguá de cada vez, ou jogar um papelzinho no lixo corretamente. Infelizmente para que isso ocorra, muitas vezes é necessário que exista alguém que “fiscalize”. Ou seja, as pessoas estão acostumadas a cumprirem regras quando existe alguém responsável para lembrar que as regras existem.
Desde o início do ano, as professoras, que acompanham os alunos no momento do recreio, estão observando o espaço onde as crianças fazem o lanche, com isso tiveram a iniciativa do projeto “Fiscal do Meio Ambiente”, focando na importância de manter o ambiente onde estudam sempre limpo.
Para confeccionar o uniforme dos fiscais, foi realizado um concurso, onde a melhor frase iria ser escolhida e estampando o colete e a ganhadora foi a aluna Roberta do 5º ano C, com a frase: “Lixo e poluição, para isso temos a solução: Educação !”
Espera-se que com o projeto de “fiscalização” na escola, os alunos passem a cuidar melhor do meio ambiente que ocupam, jogando lixo no lixo, tendo respeito pelas plantas e pelos outros colegas.